sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dilma reage a blecaute


A presidenta Dilma Rousseff cobrou de forma dura de seus ministros as razões que explicam o apagão que atingiu oito estados do Nordeste na madrugada passada.
Ela determinou também providências para que um novo blecaute não se repita.
Dilma cobrou principalmente do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, com quem ela esteve na parte da manhã e à tarde.
Segundo pessoas próximas, Dilma ficou bastante irritada com a notícia do apagão e reviveu os tempos de quando ela estava a frente do Ministério das Minas e Energia.
Dilma telefonou de manhã para todos ligados à área.  Ela quer o máximo de transparência do governo na explicação dos motivos do blecaute

Encontro de formação pedagógica no Congo


O ano letivo de 20011 no município do Congo iniciou-se no dia 03 de fevereiro com um encontro de planejamento escolar coordenado pelo Secretario de Educação Alerto Rodrigues de Oliveira no auditório da Escola municipal.
Na oportunidade foi abordado que a educação é de responsabilidade da família e do estado.” É preciso haver formação e capacitação dos docentes para melhorar a qualidade do ensino local. Este ano pretendemos atingir o índice programado pelo MEC de 4,2 (IDEB)”afirmou o secretario. Para acontecer estas mudanças é  necessário também melhorar os meios de aprendizagem usando novas tecnologias e o  apoio da secretária de Saúde para acompanhar as dificuldades que impedem a aprendizagem, como problemas auditivos, de visão, tanto quanto no corpo docente como discente. O encontro contou ainda com o planejamento escolar para este ano onde os professores apresentaram dois problemas e duas atividades ou ações para combaterem esses problemas na área da educação.Também  foi discutido quem seria os executores e quem seriam os parceiros na execução da solução desses problemas. Os professores, diretores e coordenadores pedagógicos são executores mas precisam dos parceiros na execução, como a participação dos pais, o poder legislativo, a sociedade civil organizada, ongs e outras entidades. No final do encontro todos os participantes receberam certificados, avisos e orientações para inicio das aulas que será no próximo dia 07 de fevereiro de 2011.

Luz acaba no dia do aumento da tarifa de energia



O apagão na madrugada de hoje ocorreu no mesmo dia em que a tarifa de energia aumenta para 165 mil consumidores da Paraíba, um dos oito Estados nordestinos afetados pela falta de luz.
O aumento na tarifa dos serviços da Energisa Borborema foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e deve ser de 14,92% para consumidores de energia de baixa tensão (como casas) e 13,22% para os consumidores de energia de alta tensão (como indústrias).
O reajuste atinge seis cidades do Estado, como Campina Grande (135 km de João Pessoa) e entorno.  A Aneel diz que o reajuste é anual e está previsto nos contratos de concessão. Segundo a agência, o cálculo do reajuste é feito com base na variação de custos que a empresa distribuidora de energia teve durante o ano anterior --os quais incluem índices inflacionários como o IGP-M--, entre outros encargos de transmissão e compra de energia.
Além da Paraíba, algumas cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo também terão aumento na tarifa de energia. O reajuste vale para cerca de 464 mil consumidores nesses locais.
BLECAUTE
O blecaute ocorrido entre a noite de quinta (3) e a madrugada desta sexta-feira afetou oito Estados da região Nordeste.  O blecaute foi provocado pelo desligamento simultâneo de seis linhas de transmissão de 500 KV que alimentam a região, de uma subestação em Pernambuco e do sistema de geração das usinas de Paulo Afonso, na divisa dos Estados da Bahia e Alagoas, e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe.
Segundo o diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, o motivo do desligamento ainda é desconhecido, mas pode estar ligado a uma falha no sistema de proteção. 

Cagepa confirma aumento na tarifa



Presidente da Cagepa confirma aumento na tarifa de água na Paraíba.
O presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (04), durante entrevista a uma rádio local, o reajuste na tarifa de água no estado. “Sem dúvida haverá reajuste, pois há mais de dois anos e meio, a empresa não faz isso”, falou.
Deusdete também afirmou que os devedores terão até março para procurar a Instituição a fim de regularizar suas situações, sob a pena de ter o serviço suspenso. “Todos os devedores que tem débito acima de R$ 1000,00 ou três meses de conta de água atrasada devem procurar a Cagepa para negociar suas dívidas”
Ele negou um possível racionamento de água no estado, apesar de levantar problemas na estação de Gramame. “Não há possibilidade de racionamento”, assegurou.

Apagão no Nordeste


Praticamente todo a Região Nordeste do País ficou às escuras entre as 23h30 e 0h25 (horário local), 0h30 e 1h25 (horário de Brasília) após um problema em linhas de transmissão locais ainda não identificado. O apagão atingiu pelo menos oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. "O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou", afirmou Conti.
O presidente da Chesf disse ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão. "Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos estados", acrescentou.
Conti informou que com o religamento das usinas, as empresas alimentadoras da concessionárias responsáveis pela distribuição de energia podem cumprir seu papel e assim possibilitar o retorno da eletricidade nos estados do Nordeste. "Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência", disse o presidente da Chesf.
Fonte: Wscom

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chuva forte



Na tarde desta quita-feira dia 03 de Fevereiro choveu forte no Município do Congo, a chuva trouxe a esperança dos agricultores em ter um bom ano para plantar as chuvas atingiram varias comunidades rurais muitas delas ja foram atendidas com o corte de terras feito pela prefeitura municipal atraves da secretaria de Agricultura, segundo o Secretario Gilberto Pereira a prefeitura locou mais um trator para da mais rapidez no atendimentos aos agricultores.

Dilma anuncia remédios gratuitos para hipertensão e diabetes

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quinta-feira (3) que, a partir do próximo dia 14, serão gratuitos os medicamentos para diabetes e hipertensão oferecidos pelo programa  Aqui Tem Farmácia Popular. Para se adquirir o medicamento gratuito pelo programa, é necessária a apresentação de receita médica.
Desde 2004, o programa Farmácia Popular oferece descontos de até 90% para 108 tipos de medicamentos. A diferença é que, a partir do dia 14, os medicamentos para diabetes e hipertensão do programa passam a ser gratuitos (confira aqui a lista de todos os medicamentos do programa Farmácia Popular; o arquivo está em formato pdf).
Segundo o Ministério da Saúde, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso apresentar, em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, seja de médico particular.
Não há, de acordo com o ministério, uma lista específica de medicamentos que podem ser retirados de graça nas farmácias. O paciente precisa verificar se a drogaria fornece o remédio prescrito pelo médico. O atendimento dependerá da disponibilidade do medicamento na farmácia.
De acordo com dados do governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão e outras 7,5 milhões, de diabetes.
Fraldas geriátricas
O Ministério da Saúde informou ainda que fraldas geriátricas também foram incluídas no programa Farmácia Popular, mas não serão gratuitas.
De acordo com o ministério, para a aquisição de fraldas geriátricas pelo programa, será necessária a apresentação de um laudo ou atestado médico que indique o tipo de fralda que o paciente necessita.
No site do ministério, está disponível uma lista de 36 modelos de fraldas geriátricas incluídas no programa Farmácia Popular (leia aqui; o arquivo está em formato pdf).
Promessa de campanha
A gratuidade de medicamentos foi uma das promessas de campanha de Dilma durante a campanha eleitoral. Em seu primeiro evento público no Palácio do Planalto após a posse, em 1º de janeiro, a presidente afirmou que inaugurar a gratuidade de medicamentos seria uma das expressões de seu compromisso em erradicar a pobreza.
“Não há diferença entre ricos e pobres no que se refere àqueles que precisam do medicamento. Vamos concentrar nosso esforço para impedir que o ônus da diferença da renda coloque em risco os portadores de doenças para as quais a medicina já tem tratamento.Talvez seja na saúde que a diferença de renda tenha a expressão mais perversa”, disse a presidente.
A presidente lembrou o compromisso assumido na campanha e afirmou que o anúncio da oferta gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes foi um “bom começo” para o seu governo.
“Eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que assumi. Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Por isso, durante a campanha e neste primeiro mês de governo, decidi que é dever do estado proporcionar a todos o acesso a medicamentos”, declarou Dilma.
Ela fez ainda um balanço do primeiro mês de governo. “Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é um indicativo da quantidade de trabalho que tenho nos próximos [meses]”.
O programa
Atualmente, o governo arca com 90% do custo dos 24 tipos de medicamentos que fazem parte do programa Farmácia Popular. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no caso dos medicamentos de hipertensão e diabetes, foi feito um acordo para que a indústria farmacêutica reduzisse as margens de lucro, a fim de permitir a gratuidade.
Em todo o Brasil, segundo o governo, 15 mil estabelecimentos fazem parte do programa de farmácias populares. Por mês, o programa atende 1,3 milhão de pessoas, dos quais cerca de 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos.
O orçamento do programa é de R$ 470 milhões por ano. Além de pacientes com hipertensão e diabetes, o programa oferece remédios para o tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.
Auditoria
No início da cerimônia, o ministro da Saúde afirmou que o governo também está investindo em controle e auditoria do programa para evitar fraudes.
Além disso, disse que um grupo técnico vai acompanhar a implantação da nova fase. O controle dos medicamento fornecidos pelas farmácias populares é feito por meio da receita médica.

No entanto é necessário que esta informação chegue a todos que usam estes remédios. 

Joaquim Barbosa vai relatar cautelar de Cássio e deve ficar também com Recurso


O ministro Joaquim Barbosa foi escolhido para ser o substituto de Celso de Melo na Ação Cautelar que pede a posse do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado, enquanto mérito do caso não é julgado. Com essa decisão, por praxe, o Recurso Ordinário também deve ser relatado por Joaquim. Cássio foi o candidato mais votado para o Senado nas eleições passadas, mas concorreu com o registro sub-judice por que foi enquadrado na Lei Complementar 135/2010 (Ficha Limpa).
O presidente do STF, ministro Cesar Peluso, indeferiu a liminar solicitada na Ação Cautela, mas deixou o relator a disposição para mudar a sentença. O ministro Celso de Melo, que era relator da Ação e do Recurso, devolveu os processos para a presidência para encaminha-los a outro relator alegando ser suspeito por motivo de foro íntimo.
Na tarde desta quinta-feira, 3, o ministro Joaquim Barbosa foi designado relator da Cautelar e deverá ser também ficar responsável pela relatoria do RE.
Barbosa é o mesmo que se indignou com a renúncia do ex- governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB) do cargo de deputado federal para escapar do julgamento do "caso Gulliver" no Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Wscom

PT na CCJ e Desenvolvimento da ALPB

O Deputado Estadual Anísio Maia (PT), em entrevista exclusiva ao Mais Política na manhã desta quinta-feira (03/02), comentou que a reeleição do Deputado Ricardo Marcelo (PSDB) para a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba-ALPB representa uma grande vitória.
Anísio Maia declarou: “antes os presidentes que aqui chegavam tinham como missão ser porta-voz do Governo”, exaltou a postura independente de Ricardo Marcelo, e explicou: “O Presidente da Assembleia é para trabalhar pelo funcionamento da Casa, pensando no Estado”.
Anísio Maia criticou a mensagem do Governador Ricardo Coutinho (PSB) e disparou: “estou aguardando novidades, o Governador ainda não saiu do palanque”. O Deputado classificou como “tradicionais” as propostas explicitadas no discurso do Governador, disse que estranhava o fato de assuntos como a pesca não estarem inseridos na fala de Ricardo Coutinho e criticou os recursos anunciados para a  agricultura familiar, dizendo: “os valores são irrisórios”.
Sobre a formação das comissões Anísio Maia, líder da bancada, confirmou as seguintes indicações:
Frei Anastácio: Comissão de Constituição e Justiça;
Anísio Maia: Comissão de Desenvolvimento;
Luciano Cartaxo: Atuará em alguma Comissão ligada aos movimentos sociais.
Fonte: Vitrine do Cariri

Novo Administrador na Paróquia de São Pedro- Caraúbas, Barra de S. Miguel e Congo


A paróquia de São Pedro está recebendo um novo padre que será Pe. José de Sousa Santos.

O mesmo estava fazendo seus trabalhos missionários na Paróquia de N. Senhora Das Graças na cidade de Campina Grande.

Segundo informações da Diocese de Campina Grande; a posse do Padre José de Sousa Santos ainda não tem uma data marcada, mas, está previsto para este mês de fevereiro, à espera de uma data a ser confirmada da parte do Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha que nas decisões do Governo Diocesano publicou no Site da Diocese um documento com o nome de mudanças oficiais do Governo desta Diocese.

Provisão Canônica de Administrador Paroquial com data determinada para entrar em vigor a partir do dia 01/02/2011 é o novo Administrador da Paróquia de São Pedro o Padre José de Sousa Santos.

Fonte: Da Redação Wilker Muniz

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Frei Anastácio propõe criação de frente parlamentar para debater impasse da polícia


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) foi o único parlamentar do poder legislativa da Paraíba a participar da assembléia dos policiais civis e militares, realizada no ginásio da Caixa Beneficente da PM, em Jaguaribe, em João Pessoa.
A reunião começou no início da tarde e ainda não terminou. Frei Anastácio está propondo a criação de uma frente parlamentar para dialogar com o governo do estado.
Segundo Frei Anastácio, a frente parlamentar seria formada por deputados de todas as bancadas, com participação de representantes das entidades das polícias civil e militar.
“Temos que nos unir a essas categorias que lutam por direitos, inclusive, aprovados pela Assembléia Legislativa. Temos que encontrar uma solução para esse impasse entre as forças de segurança do estado e o atual governo”, disse Frei Anastácio.
Frei Anastácio disse ainda que está disposto, na condição de parlamentar, a fazer o debate e o diálogo sobre a situação em que se encontram os policiais.
“O nosso gabinete está à disposição dos policiais nessa luta”, garantiu. Durante a assembléia dos policiais, Frei Anastácio foi convidado também a dirigir uma prece a Deus pedindo solução para o impasse da “chamada PEC 300”.
O parlamentar rezou com todos, a oração universal, ensinada por Jesus: O Pai Nosso. Depois da assembléia,que vai definir por greve ou não, os policiais irão sair em passeata pelas ruas de João Pessoa.
Fonte:
Da Ascom do deputado Frei Anastácio

Monteiro será sede da 5ª Gerência Cultural



Com a intenção de facilitar a interlocução entre a sociedade e o poder público, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) implantou o sistema de Regionais Culturais, que consiste no mapeamento e organização das cidades paraibanas em doze regiões. Cada região será acompanhada por um articulador responsável pela representação da secretaria nos municípios que incorporam a região.
Segundo a gerente de Articulação Cultural, Alice Monteiro, “os articuladores terão o papel de facilitar o diálogo entre o movimento cultural e a Secult, identificando as potencialidades e características peculiares de cada região e trazendo suas demandas para a secretaria”, afirmou. Ainda de acordo com a gerente, o quadro com os nomes dos doze articuladores será finalizado durante esta semana e encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado.
As Regionais Culturais e suas respectivas sedes são:
1ª Regional Cultural – João Pessoa
2ª Regional Cultural – Guarabira
3ª Regional Cultural – Campina Grande
4ª Regional Cultural – Cuité

5ª Regional Cultural – Monteiro

6ª Regional Cultural – Patos
7ª Regional Cultural – Itaporanga
8ª Regional Cultural – Catolé do Rocha
9ª Regional Cultural – Cajazeiras
10ª Regional Cultural – Sousa
11ª Regional Cultural – Princesa Isabel
12ª Regional Cultural – Itabaiana
  
Fonte:Vitrine do Cariri
Secom/PB

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fotos mostram índios isolados no Brasil



Novas fotos obtidas pela Survival International mostram índios isolados no Brasil, perto da fronteira com o Peru.
As fotos foram tiradas pela Funai (Fundação Nacional do Índio), que autorizou a Survival utilizá-las como parte de sua campanha para proteger o território dos índios isolados.
Elas revelam uma comunidade próspera e saudável com cestos cheios de mandioca e mamão fresco cultivados em suas roças.
A sobrevivência da tribo, no entanto, está em perigo por causa da entrada de madeireiros ilegais que estão invadindo o território dos índios isolados no lado peruano da fronteira. As autoridades brasileiras acreditam que o influxo de madeireiros está empurrando índios isolados do Peru para o Brasil.
A Survival e outras ONGs estão fazendo uma campanha há anos para que o governo peruano aja de forma decisiva para impedir a invasão.
No ano passado, uma organização dos EUA --Upper Amazon Conservancy-- realizou o último de vários sobrevoos do lado do Peru, revelando mais evidências de extração ilegal de madeira em uma área protegida.
"Tem que cuidar e proteger o lugar onde os índios moram, pescam, caçam e plantam. Por isso é útil mostrar as imagens dos isolados, para o mundo inteiro saber que eles estão lá na floresta deles e que as autoridades devem respeitar o direito deles de morar lá", disse o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami.
José Carlos dos Reis Meirelles, sertanista da Funai no Acre, disse que são povos meio desconhecidos. "É difícil convencer até o próprio Estado que eles existem. A partir disso, você demarcar um território maior para eles já é uma dificuldade --é um desafio porque você vai mexer com um monte de interesses. É o segundo desafio é manter realmente essa terra isenta de interferência externa."
O diretor da Survival, Stephen Corry, disse que os madeireiros ilegais irão destruir a tribo. "É vital que o governo peruano os pare antes que seja tarde demais.As pessoas nestas fotos são evidentemente saudáveis e prósperas. O que elas precisam de nós é que o seu território seja protegido, de modo que elas possam tomar suas próprias decisões sobre seu futuro. Mas essa área está agora em risco real, e se a onda de extração ilegal de madeira não parar logo, elas não terão controle sobre seu futuro. Isso não é apenas uma possibilidade: é história irrefutável, reescrito sobre os túmulos de inúmeras tribos nos últimos cinco séculos." 

Tim oferece serviço de péssima qualidade no cariri

A operadora que detem o direito de explorar o serviço de telefonia Movel em algumas cidades do cariri paraibano vem sendo alvo de muitas criticas por seus clientes, pois alguem deita na rede por volta das 11:00hs da manhã e não sai mais com isso a rede fica sempre ocupada, sendo impossível realizar qualquer contato atraves do telefone celular, isso vem se repetindo todos os dias por alguns meses e nenhuma providencia foi tomada pela empresa responsável.

Dilma inaugura agenda internacional com viagem à Argentina


A presidente Dilma Rousseff inaugura a agenda internacional do novo governo nesta segunda-feira (31) com uma visita à Argentina. Ela chega em Buenos Aires às 11h e se reúne reservadamente com a presidente Cristina Kirchner, na Casa Rosada.
Depois do encontro privado, Dilma recebe as mães e avós da Praça de Maio, mulheres que perderam filhos e netos na ditadura militar argentina.
A presidente das Avós da Praça de Maio, Estela Barnes de Carlotto, disse que vai falar com Dilma da importância de se “resgatar a verdade da ditadura”, através de uma investigação sobre a morte de militantes brasileiros nas décadas de 60 e 70. Na Reunião, Estela vai transmitir à presidente a experiência da Argentina na busca por filhos e netos desaparecidos.
Depois do encontro com as mães e avós da Praça de Maio, Dilma e Kirchner se reúnem com ministros brasileiros e argentinos. A comitiva brasileira é formada por oito ministros: Nelson Jobim, do Ministério da Defesa, Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Mário Negromonte, das Cidades, Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, Paulo Bernardo, das Comunicações, Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o ministro interino do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Após a reunião ampliada, serão assinados acordos nas áreas de energia nuclear, comércio, habitação e construção civil.
Acordos
Um dos principais atos a serem assinados nesta segunda é o que prevê a construção conjunta de dois reatores nucleares. A parceria inaugura uma fase de colaboração progressiva entre Brasil e Argentina no âmbito da indústria nuclear.
Segundo o sub-secretário-geral para América Latina, América do Sul, América Central e Caribe, Antonio Simões, o Brasil vai usufruir com este acordo do “expertise” argentino.
“A Argentina tem uma experiência muito grande na construção de reatores. E é muito importante que a gente possa fazer um reator em conjunto. A ideia é fazer com que toda essa parte da indústria nuclear possa ser trabalhada em conjunto”, afirmou, destacando que a construção dos reatores é para fins pacíficos e que o Brasil seguirá atentamente as regras da Agência Internacional de Energia Atômica.
Serão assinados ainda um memorando sobre bioenergia, um acordo para a construção de uma ponte que ligará São Miguel do Oeste (SC) à cidade argentina de San Pedro, e uma declaração com detalhes da parceria entre os dois países para a construção de duas usinas hidrelétricas.
O Brasil também colocará à disposição do governo argentino, por meio de um convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Planejamento da Argentina, a “fórmula” do programa Minha Casa, Minha Vida.
Dilma e Kirchner querem ainda promover uma parceria para que os dois países conquistem juntos outros mercados. Para isso, será assinado um memorando de entendimento que visa uma "promoção comercial conjunta".
"São mecanismos para que a gente, em diversos mercados, a gente possa não somente vender o Brasil, mas também a Argentina. E a Argentina do mesmo modo. A ideia é somar esforços para conquistar novos mercados para os dois países", disse Antonio Simões
Declaração
Após a assinatura de atos, as presidentes brasileira e argentina farão uma declaração à imprensa. Segundo o Itamaraty, por determinação de Kirchner, não serão permitidas perguntas às duas governantes.
Em seguida, Dilma e Kirchner almoçam no Palácio de San Martín. A previsão de retorno da presidente ao Brasil é às 16h30.
Aliança estratégica
Em entrevista a jornais argentinos, Dilma explicou que escolheu Buenos Aires como primeiro compromisso internacional porque considera “estratégica” a relação com a Argentina. Segundo ela, o futuro da integração sul-americana depende da profundidade dos laços entre os dois países.
“Com a presidente Cistrina Kirchner pretendo ter uma relação muito próxima, porque Brasil e Argentina têm a responsabilidade perante a América Latina de fazer com que a região tenha mais presença e espaço de ação no cenário internacional”, afirmou
Para a presidente, não é possível haver desenvolvimento no Brasil sem que os países vizinhos acompanhem. “O governo brasileiro assume, uma vez mais, o compromisso com o governo argentino de uma política conjunta na estratégia de desenvolvimento da região. Nós entendemos que o desenvolvimento do Brasil tem que beneficiar o conjunto da região”, defendeu.
Fonte: G1


Com golaço de Thiago Neves, Fla vence o Vasco e elimina rival da Taça GB


O Flamengo atuou de forma segura e Thiago Neves exibiu o melhor do seu repertório para que o time vencesse o Vasco por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão, e se isolasse na liderança do Grupo A da Taça Guanabara, com 12 pontos.
Deivid marcou o primeiro e o camisa 7 deu um chapéu em Fernando Prass para completar o placar. Rômulo descontou. O resultado eliminou o Vasco da competição, que segue em crise. Os quatro jogos sem vitória marcam o pior início do clube de São Januário na história do torneio.
A vitória rubro-negra deixou o cenário pronto para a estreia de Ronaldinho, quarta-feira, às 22h, no mesmo local, diante do Nova Iguaçu. Os torcedores deixaram o estádio empolgados e exaltando o bom momento de um time ainda invicto na temporada. Do lado vascaíno, muita revolta da torcida e vaias para os principais jogadores. Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Volta Redonda, quinta-feira, às 19h30, em São Januário.
Primeiro tempo
Melhor organizado em campo, o Flamengo iniciou a partida buscando o campo adversário. Com Thiago Neves aberto pelo lado direito e Léo Moura com liberdade pelo setor, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo ameaçou o gol vascaíno logo aos 3 minutos. Vander arriscou belo chute para a defesa de Fernando Prass.
Aos poucos, o Vasco foi tentando se organizar. As saídas com Jefferson e Fagner mostravam-se as melhores opções. Entretanto, o Cruzmaltino pouco ameaçava e a defesa rubro-negra se "livrava" com relativa tranquilidade
Aos 22, o Flamengo conseguiu abrir o placar. Egídio cruzou da esquerda e a bola sobrou para Thiago Neves. A defesa cortou parcialmente, mas Léo Moura chutou cruzado para a área e Deivid marcou.
Após o gol, a equipe de Vanderlei Luxemburgo passou a tocar e valorizar ainda mais a posse de bola. Thiago Neves dominava bolas com liberdade e quase ampliou aos 41 minutos. Três minutos depois, o meia recebeu lindo lançamento de Renato e marcou um gol de placa após dar um chapéu no goleiro Fernando Prass e tocar para o gol vazio. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa rubro-negra.
Segundo tempo
O Flamengo iniciou a segunda etapa com a mesma postura tática e explorando a vantagem no placar. O Vasco tentava diminuir sem muita organização, mas demonstrando vontade.
Livre, Thiago Neves chegou a puxar um contra-ataque em velocidade e que poderia resultar em ótima chance para ampliar o placar. Cansado, o meia desperdiçou a oportunidade e foi substituído alguns minutos depois. Aplaudido pela torcida, acompanhou o restante da partida do banco de reservas.
Aos 30, o Vasco conseguiu o seu gol no primeiro momento no qual ameaçou de fato o gol rubro-negro. Rômulo aproveitou confusão na área e empurrou para o fundo da rede.
Daí em diante, o time de São Januário partiu para o "tudo ou nada" tentando empatar a partida. O Flamengo recuou perigosamente, mas conseguiu segurar a importante vitória
Fonte: Uol Esportes