sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Publicidade

EQUIPE DO PATAC CAPACITA PEDREIRO DO CONGO PARA CONSTRUIR CISTERNAS CALÇADÃO



Teve inicio na ultima terça – Feira dia 13 de Setembro a capacitação dos pedreiros para construir as cisternas calçadão nas comunidades rurais do município do Congo, onde serão  construídas 20 unidades destas cisternas.O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. As comunidades que estão sendo beneficiadas no município do Congo são as seguintes: Poço Comprido, Retiro e Santa Rita de Baixo, estão participando do treinamento aproximadamente  12 pessoas das próprias comunidades. os técnicos são Josivanio da Silva e Jose Afonso Bezerra.

SINDICATO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CONGO PARTICIPA DE REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS PARA AGRICULTORES


Na ultima Quarta-Feira dia 14 de Setembro  a equipe do Sindicato da Agricultura Familiar de Congo, Camalaú, São João do Tigre e Sumé participaram da reunião promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca,  para apresentar o sistema eletrônico de emissão de notas fiscais para os agricultores que vendem seus produtos para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA(Programa de Aquisição de Alimentos), segundo a equipe da secretaria este sistema esta sendo formatado para da mais agilidade a no atendimento aos  agricultores que fornecem merenda através do PNAE   e também participa do PAA nos diversos municípios.   A  determinação do Secretario Marenilson Batista "é de que seja levado aos agricultores os programas e ações que facilitem para a vida e a permanecia  dos mesmos no campo com qualidade de vida". Segundo as informações repesadas é de que seja  implantado ainda neste mês de Setembro com o cadastramento dos técnicos da EMATER e dos Sindicatos que irão  ser os responsáveis para apos cadastrar os agricultores, para que eles posam  emitir suas notas fiscais através da internet. De  acordo com Jucileide Firmino Secretaria de Administração e Finanças do SINTRAF CONGO já  enviou os dados do técnico que será credenciado junto  a secretaria da receita estadual para cadastrar os agricultores e esta agudando resposta para poder começar o trabalho com os agricultores do município do Congo, ela lembrou que assim que tiver tudo pronto sera feito reuniões pra explicar os procedimentos aos agricultores.

Fonte: ASCOM SINTRAF REGIONAL CONGO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MDS destinará recursos para construção de unidade de apoio à agricultura familiar

Os municípios foram selecionados por edital público e receberão, cada um, R$ 450 mil, destinados à construção de espaços físicos que ajudarão a distribuir a produção de pequenos agricultores

Frei Anastácio apresenta projeto que propõe ICMS ecológico na Paraíba


O deputado estadual Frei Anastácio apresentou ontem quarta -feira (14), na Assembléia Legislativa, projeto de lei autorizativo que propõe a criação do ICMS ecológico na Paraíba. Segundo o parlamentar, “o projeto prevê o repasse de 5% da cota dos 25% do Fundo de Participação dos Municípios, que o governo do estado repassa a cada mês. “Mas, só terão direito ao ICMS ecológico, os municípios que cumprirem algumas ações que visam preservar o meio ambiente”, disse o Frei.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO BOCA DA NOITE CHEGA A COMUNIDADE RURAL DO CONGO


Nesta  terça-feira dia 13 de Setembro a equipe da Secretaria Municipal de Saude e a Secretaria de Ação Social estiveram na comunidade Riachão levando o projeto "boca da noite" que leva a alegria e informação atraves de tela de projeção são passados filmes documentarios regionais e palestra sobre diabetes, presão alta e outros cuidados da saúde. O projeto foi idealizado por Dr. Mercia Urquisa Medica do programa saúde da familia do municipio do Congo ha mais de 02(dois) anos, inicialmente apeas na zona urbana porem agora esta sendo levado para as comunidades rurais com o apoio dos agentes comunitarios de saúde. O projeto busca resgatar valores as veses esquecidos que é de se juntar para reviver atraves das telas as nossas tradições e costumes. Estiveram presentes o Prefeito do Congo Dr. Romualdo Quirino, a Vereadora Nazarete e o companheiro Edson Queiros.

CONGO, COXIXOLA E MAIS 7 CIDADES DO CARIRI PODEM FICAR SEM O GARANTIA SAFRA 2011

A pessoa de Kleber Ribeiro Vereador (PMDB) teve acesso junto a Coordenação Estadual do Garantia Safra a um documento que inviabiliza a liberação de pagamento do Garantia Safra 2010/2011 para 52 municípios paraibanos. Do Cariri, noves cidades estão incluídas na lista e podem ficar de fora do programa este ano.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SECRETARIA DE AGRICULTURA DO CONGO EM PARCERIA COM O SINTRAF REGIONAL DO CONGO FAZ DESPOPAGEM DE MILHO DE AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICIPIO

Teve inicio neste Domingo dia 11 de Setembro o trabalho de despopagem de milho dos agricultores familiares do Município uma ação da  Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Congo, neste primeiro dia foram despopados mais de 100(cem) sacos de Milho  de vários agricultores, "o trabalho na roça é pesado porem gratificante" disse Andrea Amurim  Presidente do SINTRAF.