terça-feira, 15 de maio de 2012

ESPECIAL 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DO MUNICÍPIO DO CONGO/PB




A história do município do Congo teve início em 1930, com criação de gado na fazenda de propriedade do Capitão José Rodrigues Correia e sua esposa Emerenciana Campos de Jesus. No ano de 1936, o Capitão fez doação em louvor a Santa Ana. Mas devido o terreno não apresentar condições satisfatória para construção da igreja, foi trocado por outro local onde seria erguida, posteriormente a sede do município.
 A denominação "Congo" se deu devido ao construtor da capela, por um preto velho que se chamava Congo. Os anos se passaram e o nome foi modificado para Santa Ana do Cariri, tornando a ser denominado, até os dias atuais de Congo. A primeira residência do povoado foi construída também pelo homem conhecido como Congo. 
Fotocopia de Ata

Sua Emancipação Política se deu em uma solenidade realizada no dia 15 de maio de 1959 as 14(quatorze)horas com as presenças de Dr. Pedro Moreno Gondim Governador do estado da Paraíba, Silvia Marques Gondim primeira Dama do Estado, Dep. Jose Afonso Gayoso de Sousa, Dep. Nivaldo de Farias Brito, Sr. Jacinto Dantas Correia de Gois presidente da Caixa Econômica Federal da Paraíba, Coronel Sebastião Calista chefe da casa Militar do Governo do Estado, Jose Gomes dos Santos Juiz de Direito da Comarca de Sumé, Dr. Vicente Nogueira Filho,Sr. Newton Leite Rafael prefeito de Sumé, Dr. Carlos Humberto de Barros Machado, Sr. Amaro Travassos Nogueira, Sr. João Quintans e demais senhores e senhoras de relevo da sociedade bem como grande massa popular, em frente ao edifício da Prefeitura Municipal. Ali deu-se a instalação do município do Congo através da Lei Estadual de Nº 2.064, de 27 de Abril de 1959. Ao declarar instalado o município do Congo o Governador Pedro Moreno Gondim logo em seguida deu posse ao Prefeito Interventor Sr. João Quintans, que exercerá a função até o dia 30 de Novembro de 1959. Algumas fotos antigas podem retratar como se deu a evolução do município. 
Fotocopia de Ata













Fotocopia de Ata















Aos irmãos congoenses felicitamos essa data com respeito, admiração e um desejo único de que o progresso continue elevando a auto estima deste povo.

















































Fonte: Documentos Históricos
Fotos: Redação Congo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário