terça-feira, 3 de julho de 2012

Congolenses participam de palestra e Atendimento de Urologia na FUMHOSC em Congo-PB


      Dr.Vanduí Leandro. Médico pela Faculdade de Medicina de Campina Grande em 1976. Urologista desde 1980, atuando em Campina Grande desde então. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Transplante Renal pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Pioneiro em Transplante Renal em Campina Grande desde 1990. Médico do Trabalho e Perito Médico. Especializando em Medicina do Tráfego.
    Esteve  atendendo no último sábado dia 30 de junho na Fundação Médico Hospital do Congo a Convite do Secretário de Saúde Jefferson Quirino.

    Dr. Vanduí deu uma palesta antes de fazer as consultas e no inicio da sua fala explanou o que é Urologia, que é uma especialidade cirúrgica da medicina que observa e cuida do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.
     Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais.
     A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários. 
     Após a palesta onde os participantes tiram suas duvidas e deixaram de lado os tabus sobre o exame de próstata entre outros, foram examinados entre homens e mulheres aproximadamente 75 (setenta e cinco) pessoas de 25 a 90 anos.
     O acompanhamento desses pacientes será agendado em breve, e as pessoas que tiverem interesse procurem os agentes de saúde para maiores informações.

Saiba mais sobre o assunto em: http://www.medvitta.com/index.html


Fonte e Fotos: CONGO NOTICIAS


Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz com esta notícia.Parabéns, mais uma vez ao nosso (porque de coração ainda sempre estarei no Congo) SECRETÁRIO DE SAÚDE (com letras maiúscula mesmo!)
    que O CONGO NOTÍCIAS continue nos atualizando e mostrando fotos que de certa forma aliviam a saudade.
    Dra Mercia

    ResponderExcluir