sexta-feira, 21 de junho de 2013

O CONGO NO RITMO DO REI JACKSON DO PANDEIRO




                  O Projeto da Coordenadora Pedagógica Josenice Silva como proposta pedagógica, transdisciplinar multidisciplinar e interdisciplinar para as festas juninas das escolas municipais do Congo homenageou o centenário de Jackson do Pandeiro.
                        Considerado o maior ritmista da música popular brasileira, e de grande importância na história cultural e musical de nosso país. Seu nome de batismo era José Gomes Filho, nasceu no dia 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande, Paraíba. Sua mãe, Flora Mourão, era cantora de coco, e deu-lhe o seu primeiro pandeiro. Jackson do Pandeiro gostava de ser chamado de Jack em virtude dos filmes de faroeste. De Jack para “Jackson” foi uma decisão do diretor de uma rádio . Gravou seu primeiro disco em 1953, aos 30 anos de idade. Os primeiros sucessos foram : “Sebastiana”, composta por Rosil Cavalcanti e “Forró em Limoeiro” , composta por Edgar Ferreira.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jovens do Cariri são eleitos para compor o Conselho Estadual de Juventude da Paraíba

A Plenária Eleitoral para eleição dos 17 representantes do CEJUP-Conselho Estadual de Juventude dos Estado da Paraíba, ocorreu  dia 15 de Junho 2013 no Auditório 412 da UFPB em João Pessoa - PB, os representantes foram eleitos por cada seguimento que estavam representandos por cada seguimento.

Deputado Luiz Couto Garante recursos para Construção da Academia da Saúde no Congo

O Deputado Federal Luiz Couto PT/PB, destinou através de emenda parlamentar (Cem Mil Reais) para a construção da Academia da Saúde no Município do Congo.